Recursos audiovisuais em saúde para crianças escolares no contexto da interface mídias e educação: revisão de escopo

Autores

  • Gabriela Rodrigues Bragagnollo https://orcid.org/0000-0003-1480-8046
  • Marcela das Neves Guimarães Porciúncula
  • Wallacy Jhon Silva Araújo
  • Tâmyssa Simões dos Santos
  • Fernanda Priscila Sezefredo
  • Stephanie Rodrigues Bragagnollo
  • Diogo Rógora Kawano
  • Danilo Vizibeli

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v11n42024402

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear as evidências científicas acerca da utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares. Trata-se de uma revisão de escopo, que buscou responder a seguinte questão: “Quais as evidências científicas acerca da utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares?’’ A amostra final foi composta por seis estudos. Os assuntos versaram sobre saúde bucal, alimentação e lanches saudáveis; manejo de avulsão dentária; obesidade, dieta, exercícios físicos, controle do peso e da pressão arterial; combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya; prevenção de queimaduras; e cuidados com a ansiedade antes da menarca. Foi possível mapear a utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares, mostrando que o vídeo educativo é um recurso pedagógico que contribui com o processo ensino-aprendizagem e favorece uma aprendizagem significativa, interativa e participativa.

estudo foi mapear as evidências científicas acerca da utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares. Trata-se de uma revisão de escopo, que buscou responder a seguinte questão: “Quais as evidências científicas acerca da utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares?’’ A amostra final foi composta por seis estudos. Os assuntos versaram sobre saúde bucal, alimentação e lanches saudáveis; manejo de avulsão dentária; obesidade, dieta, exercícios físicos, controle do peso e da pressão arterial; combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya; prevenção de queimaduras; e cuidados com a ansiedade antes da menarca. Foi possível mapear a utilização do recurso audiovisual como estratégia educativa em saúde para crianças escolares, mostrando que o vídeo educativo é um recurso pedagógico que contribui com o processo ensino-aprendizagem e favorece uma aprendizagem significativa, interativa e participativa.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Como Citar

RODRIGUES BRAGAGNOLLO, G.; PORCIÚNCULA, M. das N. G.; ARAÚJO, W. J. S.; DOS SANTOS, T. S.; SEZEFREDO, F. P.; BRAGAGNOLLO, S. R. .; KAWANO, D. R.; VIZIBELI, D. Recursos audiovisuais em saúde para crianças escolares no contexto da interface mídias e educação: revisão de escopo. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 11, n. 4, 2024. DOI: 10.18406/2359-1269v11n42024402. Disponível em: https://ldl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/402. Acesso em: 2 jul. 2024.