BASTIDORES DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: DESAFIOS E ÊXITOS DE UM NÚCLEO DE APOIO A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS

Autores

  • MIRELLA DE FÁTIMA SILVA RAMALHO IFSULDEMINAS CAMPUS MUZAMBINHO
  • JULIANO GUSTAVO VIEIRA STRABELI IFSULDEMINAS Campus Muzambinho
  • ALINE EDUARDA LOPES MENDES IFSULDEMINAS Campus Muzambinho

DOI:

https://doi.org/10.18406/2359-1269v12n12025520

Resumo


O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) é um órgão deliberativo, fornece  assistência a ações relacionadas à Educação Inclusiva. As atividades desenvolvidas pelo núcleo visam contribuir para o acesso, permanência e conclusão de alunos com necessidades educacionais específicas em cursos de sua escolha, tanto no  nível médio  de ensino quanto no superior. Dessa forma, o presente trabalho tem por finalidade relatar o percurso do núcleo de apoio do IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho ao longo dos seus mais de 10 anos de trajetória. Estima-se que as experiências aqui reportadas possam contribuir para o trabalho de outras instituições de ensino. Dessa forma, esta pesquisa tem caráter descritivo. Os resultados demonstram que os NAPNEs são fundamentais para o desempenho de estudantes com deficiência e colaboram para a inclusão e educação de qualidade.

Downloads

Publicado

2025-05-28

Como Citar

RAMALHO, M. D. F. S.; VIEIRA STRABELI, J. G.; LOPES MENDES, A. E. . BASTIDORES DA ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: DESAFIOS E ÊXITOS DE UM NÚCLEO DE APOIO A PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS. Revista Eixos Tech, [S. l.], v. 12, n. 1, 2025. DOI: 10.18406/2359-1269v12n12025520. Disponível em: https://ldl.pas.ifsuldeminas.edu.br/index.php/eixostech/article/view/520. Acesso em: 7 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos