IMPLEMENTAÇÃO DE INFRAESTRUTURA DE REDES, FÍSICA E LÓGICA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS – CAMPUS PASSOS
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v1n1201410Abstract
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Passos, no tocante as ações necessárias para a implementação de infraestrutura de redes, física e lógica na instituição. Realizou-se um levantamento bibliográfico para balizar a temática envolvida, contextualizando a importância das Tecnologias da Informação e Comunicação pras as organizações, inclusive para as instituições públicas. A metodologia utilizada foi um relato de experiência vivenciado por profissionais do Núcleo de Tecnologia da Informação e da Diretoria de Administração e Planejamento. A contribuição desse trabalho é demonstrar que, com planejamento, com ações técnicas e administrativas já em andamento, é possível elaborar um Projeto Executivo para implementação de infraestrutura de redes, física e lógica no Campus Passos.
References
ALECRIM, E. O que é Tecnologia da Informação (TI). Info Wester. Disponível em: http://www.infowester.com/ti.php. Acesso em: 11/03/2014.
BACCIOTTI, R. C. D. Contratos – Conceitos e Espécies. Artigos Jurídicos. Disponível em: http://www.advogado.adv.br/artigos/2000/ruibaciotti/contratos1.htm. Acesso em: 16/03/2014.
BENEVENUTO, F.; OLIVEIRA, J. Análise de Redes Sociais. Revista Computação Brasil, Porto Alegre, Sociedade Brasileira de Computação, n. 23, p. 12, 2013.
BRANSKI, R. M.; LARINDO, F. J. B. Tecnologia da Informação e integração das redes logísticas. Revista Gestão da Produção, São Carlos, v. 20, n. 2, p. 255-270, 2013.
BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamente o art. 37, inciso XXI da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências.
FERREIRA, L. B; RAMOS, A. S. M. Tecnologia da Informação: Commodity ou Ferramenta Estratégica? Revista de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação. v.2, n. 1, p. 69-7, 2005.
FREITAS, R. A; QUINTANILLA, L. W; NOGUEIRA, A. S. Portais Corporativos. Uma ferramenta estratégica para Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: Brasport, 2004.
GUIA PMBOK. Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. Project Management Institute, 2004.
KINGESKI, A. A. I. Diagnóstico Organizacional: um estudo dos problemas organizacionais a partir das relações interpessoais. Bauru, São Paulo. XII SIMPEP, 07 a 09 de novembro de 2005.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.
MARTINS, R. M. Contratos Administrativos. Revista Eletrônica de Direito do Estado (REDE), Salvador, Instituto Brasileiro de Direito Público, nº 17, janeiro/fevereiro/março, 2009. Disponível em: http://www.direitodoestado.com.br/rede.asp. Acesso em: 16/03/2014.
MENDONÇA, C. M. C. et al. Governança de Tecnologia da Informação: Um Estudo do Processo Decisório em Organizações Públicas e Privadas. Revista de Administração Pública, v. 47, n. 2, p. 443-468, mar./abr. 2013.
MINISTÉRIO DA FAZENDA. Portal Transparência Pública. Contratos. Disponível em: http://www3.transparencia.gov.br/TransparenciaPublica/jsp/contratos/contratoTexto.jsf?consulta=3&consulta2=0&CodigoOrgao=25000. Acesso em: 16/03/2014.
PRADO, E. P. V.; TAKAOKA, H. Os Fatores que Motivam a Adoção da Terceirização da Tecnologia da Informação: Uma Análise do Setor Industrial de São Paulo. Revista de Administração Contemporânea, v. 6, n. 3, p. 129-147, set./dez. 2002.
RUIZ, M. Vantagens do Outsourcing em TI. Gerência de TI. Disponível em: http://imasters.com.br/artigo/6428/gerencia-de-ti/vantagens-do-outsourcing-em-ti/. Acesso em: 16/03/2014.
SANTOS, G. S.; CAMPOS, F. C. Modelo de Outsourcing para Gestão da Oferta e Operação de Serviços de TI: Múltiplos Casos de Aplicações. Revista Gestão da Produção, São Carlos, v. 20, n. 1, p. 218-233, 2013.
SCHMEIL, M. A. Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação. Fisioterapia em Movimento. Curitiba, v. 26, n. 3, p. 477-478, jul./set. 2013.
SPRITZER, I. A.; XAVIER, L. S.; MELO, R. C. A Infraestrutura e Tecnologia da Informação como Facilitadora da Modernização do Ensino nas Instituições de Educação Superior Públicas do Brasil. Anais do XXXIV COBENGE. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, Setembro de 2006.
VIEIRA, C. H. G. et al. Terceirização do Setor de TI: Quais Serviços Terceirizar e Porquê. VIII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação, 2008, São José dos Campos. XII INIC e VIII EPG da Universidade do Vale do Paraíba.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.