Percepção e perspectivas sobre o Mercado Financeiro de universitários de uma universidade de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.18406/2359-1269v9n12022317Keywords:
Finanças pessoais, Investimento, Educação financeiraAbstract
O objetivo deste presente estudo foi investigar a percepção sobre Mercado Financeiro de universitários dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis em uma universidade de Minas Gerais. Para tanto, buscou-se investigar alunos que estivessem cursando ambos os cursos no momento da pesquisa por meio de um método básico, descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa com coleta de dados no local de pesquisa por meio de questionário fechado de múltipla escolha. A partir da amostra não probabilística de alunos dos citados cursos, em uma população de 515, foi possível levantar dados para compreender a percepção e perspectiva dos alunos sobre o Mercado Financeiro. A maioria dos alunos, 58,3%, consideram que seus conhecimentos são ao menos razoável sobre o Mercado Financeiro e que seu perfil é propenso ao risco. Os itens principais levados em conta ao optar por investimento, são taxa de retorno e risco do investimento, com 48,8% e 28,6%, enquanto o investimento preferido foi a poupança, com 39,2% das respostas, enquanto esse também é considerado o mais seguro por 69% dos alunos. Também se verificou que 48,8% preferem investir por conta própria, e 88,7% acham melhor investimentos diversificados. Por fim ao final da graduação, 89,3% dos alunos pretendem realizar cursos específicos para aprofundamento dos conhecimentos.
References
COMISSÃO DE VALORES MOBILIÁRIOS. Mercado de Valores Mobiliários Brasileiro. 3 ed. Rio de Janeiro: Comissão de Valores Mobiliários, 2014.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2009.
KEYNES, John Maynard. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. São Paulo: Nova Cultura, 2012.
LIMA, Fábio Uchôas de. Mercado Financeiro. São Paulo: Novos Olhos, 2011.
MALKIEL, Burton Gordon. A Random Walk Down Wall Street. 12 ed. New York: W. W. Norton & Company, 2015.
OLÍVIO, Rodolfo Leandro de Faria. Análise de Investimentos. Campinas: Alínea, 2011.
PANDELO JÚNIOR, Domingos Rodrigues. Análise do perfil do investidor com base em análise de suas percepções subjetivas de risco e retorno. Revista Cesumar, Maringá, v. 15, n. 1, p. 171-187, Junho, 2010.
ROSS, Stephen A., WERTERFIELD, Randolph W., JORDAM, Bradfort D. Princípios de administração financeira. 9 ed. São Paulo: Amgh, 2013.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SLAVNOV, Evgueniy. A Importância da Diversidade de Investimentos. 2015. Disponível em: <https://pt.insider.pro/investment/2015-11-09/a-importancia-da-diversidade-de-investimentos/>; Acesso em 15 mai. 2017.
VERGARA, Sylvia Constant. Métodos de Pesquisa em Administração. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A Revista Eixos Tech é um periódico científico de acesso aberto e gratuito.
A submissão de artigos e demais obras de comunicação científica para a Revista Eixos Tech implica plena aceitação pelo autor e pelos coautores da política de direitos autorais abaixo:
● Autor e coautores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após seu aceite e publicação pela Revista Eixos Tech - mantendo o reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
● Autor e coautores declaram que a obra é de autoria deles e responsabilizam-se por sua originalidade e pelas opiniões nela contidas.
● Após aceito e publicado o artigo, autor e coautores autorizam o editor a divulgar em mídias e modalidades de escolha do editor.
● O autor e os coautores resguardam os direitos autorais morais da obra publicada.